• ATS Tecnologia

2022 é o ano da NUVEM e da Segurança de Dados

Por: Simone Modenesi, especialista em Gestão do Conhecimento


A transformação digital não é mais uma novidade, é seu diferencial competitivo. Formular uma estratégia de uso da tecnologia alinhada ao contexto do seu planejamento geral estratégico é fundamental para o sucesso da sua empresa no atual ambiente digital, que avança rapidamente.


A contratação de um serviço de NUVEM é o primeiro passo para tornar os seus processos de negócio digitais. Descentralizar e oferecer mobilidade com segurança é primordial para avançar nas demais tecnologias, como por exemplo, automação.


Sabemos que não é fácil confiar “o seu TI” em uma NUVEM. No começo, você precisa dar um voto de confiança, mas você já fez isso com seus dados particulares. Seu notebook não comporta o volume de dados necessários, por isso você carregou seus arquivos para um “sistema misterioso”, para NUVEM. Confiou que poderá acessá-los quando quiser. E o principal: que só você poderá acessá-los.

Será que vale a pena confiar?



São muitas as dúvidas, os medos, a necessidade de garantias. Mas, a migração é um processo, não acontece de repente. Requer muita conversa entre as equipes das empresas envolvidas e um diagnóstico preciso das suas necessidades.


Para garantir o sucesso da migração para a NUVEM é preciso entender muito bem os “porquês”, os “como” e, assim, planejar todas as etapas de transferência de sua rede e aplicações de forma imperceptível para todos os usuários, sem interrupções na sua operação.

Segundo o Gartner Group, reconhecida consultoria especializada em tecnologia, em um futuro breve, todas as empresas estarão na NUVEM. Relacionamos aqui alguns dos principais motivos para essa migração:



Custo-benefício: Não é preciso investir em hardware, energia elétrica, equipamento de segurança, espaço físico. Esses custos são do DataCenter.

Facilidade de manutenção: O calendário de manutenção de hardware e software são de responsabilidade da empresa que fará a gestão da sua NUVEM.

Mobilidade: Um dos maiores benefícios para quem opta pela NUVEM é a mobilidade. Aplicações e dados podem ser acessados em qualquer tempo e em qualquer lugar, contanto que você tenha conexão com a internet.

Escalabilidade/Elasticidade: Diferente de um servidor físico, a NUVEM pode ser usada de forma “elástica”. A estrutura acompanha o crescimento da empresa de acordo com o ritmo e espaço necessário. Você só paga pelo que você efetivamente usa.

Segurança: A NUVEM é mais segura do que os servidores locais por razões óbvias. Os Data Centers (locais onde encontram-se os servidores virtuais ou a NUVEM) tem inúmeros certificados de segurança, difíceis de serem obtidos por empreendimentos comerciais comuns. Itens, como por exemplo, temperatura, energia elétrica, segurança de acesso etc. são fortemente monitorados. O Data Center foi projetado para garantir o funcionamento dos equipamentos que lá estão, durante 24h, 07 dias por semana, sem interrupção.

Backup: Você pode dormir tranquilo, a solução ATS.nuvem conta com a gestão de especialistas de Segurança da Informação, que monitoram a realização e o resultado do back up de todos os dados e sistemas armazenados.




Ainda segundo o Gartner®, durante a primeira década, a cloud computing amadureceu e conquistou espaço. A partir de 2020, tornou-se imprescindível para a sobrevivência das empresas. Uma das tendências destacada pela Consultoria para 2022 é “a infraestrutura está em todo lugar – os seus dados também!”

A computação em nuvem está consolidada no Brasil. De acordo com o ranking da Asia Cloud Computing Association (ACCA), que nomeia os países que oferecem as melhores condições para computação em Nuvem, estamos em oitavo lugar. O Brasil está atrás de nomes como Hong Kong, Cingapura, Nova Zelândia, Alemanha, Reino Unido, Austrália, Japão e Estados Unidos.

Em resposta a nossa pergunta inicial: VALE A PENA CONFIAR! Assista ao depoimento de dois clientes da ATS Tecnologia, dos escritórios: Mattos Engelberg Echenique Advogados e Chiode Minicucci Advogados, exatamente sobre a experiência de migração dos seus escritórios para a nuvem da ATS, e os benefícios a partir da migração. (no vídeo abaixo do artigo)


A ATS entende que somente o armazenamento em NUVEM é insuficiente para garantir a tranquilidade e, principalmente, a continuidade necessária para seu negócio. Nossa solução, ATS.Nuvem, agrega armazenamento seguro e gestão especializada. Ao adquirir a solução você terá o serviço de suporte de 3º nível, ou seja, atendimento de equipe altamente especializada na área de infraestrutura de tecnologia, que atua de forma preventiva e estratégica.

Nossa solução está hospedada na Equinix®, empresa reconhecida mundialmente e que foi, por exemplo, selecionada pela Microsoft para armazenar sua operação no Brasil.

Ao contratar o ATS.nuvem você receberá um “Plano de Continuidade de Negócio”, um mapa para orientar seus colaboradores em situações que possam paralisar sua operação, como por exemplo, uma pandemia. O Plano de Continuidade de Negócio (PCN) será elaborado a quatro mãos, com o objetivo de proporcionar para a sua empresa um nível de funcionamento operacional satisfatório após interrupções ou incidentes até que a situação seja normalizada. Além, de ser importante para a tranquilidade dos seus clientes também!


O ATS.nuvem é um serviço de padrão de segurança internacional, mas é cobrado em real e calculado de acordo com o espaço de dados que a sua empresa precisa neste momento, podendo ser expandido sempre que for necessário.




O consultor Gustavo Rocha, apresenta em seu blog pesquisas realizadas recentemente que demonstram, que nos próximos três anos, as invasões por ataque hacker estarão entre os 20 maiores problemas mundiais. Isto posto, como não agir com relação à segurança dos seus dados?! Mas, o que a nuvem tem a ver com a segurança de dados? Tem muito! Quer saber mais? Contate-nos!




Posts recentes

Ver tudo