• ATS Marketing

A força de trabalho digital chegou à Contabilidade! Conheça o ATS.robô DCTF Inteligente.


Estar em conformidade com as regras fiscais e tributárias no Brasil requer muito esforço e tempo. A tecnologia RPA (Robotic Processing Automation) pode ajudar muito, imprimindo velocidade e eficiência ao fluxo de trabalho contábil.


O robô é usado principalmente em trabalhos repetitivos, tarefas e rotinas com etapas e responsáveis pré-determinados. Na área contábil pode ajudar com a leitura de dados, monitoramento, apuração de impostos e outras tarefas que visam manter a conformidade das regras tributárias. Podemos citar como exemplo a transmissão da Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais (DCTF).

O robô DCTF, através da tecnologia de RPA da UiPath, veio para te ajudar no processamento da DCTF, desde o seu preenchimento e validação, até a transmissão para a Receita Federal.


O processo do robô tem início com o login no e-CAC utilizando o certificado digital, durante todo o processo ele é utilizado como fonte de informação para validação e preenchimento da DCTF.


Para cada empresa em que a DCTF é gerada, o robô acessa o perfil no e-CAC e extrai as informações necessárias, como Forma de Tributação, Qualificação da Pessoa Jurídica, Dados do Responsável, entre outros, e de acordo com a configuração, realiza o preenchimento da DCTF ou valida os dados já preenchidos e notifica se houver divergências.


Após a validação do cadastro da empresa, o robô inicia a análise de cada um dos impostos, conferindo os valores preenchidos na DCTF (caso já tenha sido preenchido) com o resultado extraído do e-CAC. Para cada validação o robô tomará uma decisão respectiva, como por exemplo, preencher os valores conforme o e-CAC, notificar divergência ou simplesmente apontar que os valores estão corretos.

Neste momento o robô elabora e encaminha o relatório detalhado de cada empresa, informando as divergências que precisam ser tratadas e possíveis erros encontrados durante o processamento.


Após validação do relatório pelo responsável humano, o robô finaliza o processamento com a transmissão da DCTF e arquivamento do recibo de envio.

Ao fim da transmissão é gerado um novo relatório informando se a DCTF foi enviada com sucesso.


O uso do robô propicia a auditoria contínua da sua base, melhorando a qualidade dos dados do cadastro e possibilitando ações preventivas junto aos seus clientes. Otimiza o tempo trabalhando 24X7 e libera os colaboradores para execução de atividades estratégicas e analíticas.


Entre em contato conosco e experimente!



© 2019 por ATS Tecnologia

Especialista em Tecnologia da Informação

  • LinkedIn - ATS Tecnologia
  • YouTube - ATS Tecnologia
  • Instagram - ATS Tecnologia
  • Twitter - ATS Tecnologia