por: Simone Modenesi - Especialista em Gestão do Conhecimento
Em nosso último artigo discutimos a importância da Gestão de Conhecimento (GC) para o seu negócio, para sua marca. Neste, vamos apresentar “o como”, quais são as ações básicas para que você inicie a construção da GC.
A GC está relacionada aos fluxos informais de conhecimento: o conhecimento tácito e os ativos intangíveis.
Assim, trata-se de um conjunto de estratégias para capturar e compartilhar o conhecimento com o objetivo de apoiar e facilitar a solução de problemas, lembrando que qualquer nova demanda no trabalho é um novo problema apresentado. Aprender de forma coletiva e praticar esse aprendizado de grande interesse no cenário competitivo atual, pois facilita o surgimento de novas ideias e, portanto, da inovação.
Sendo assim, é possível determinar as atividades de um projeto de implantação de GC, respeitando à cultura organizacional e às necessidades específicas do Escritório.
O conhecimento crítico e as informações estratégicas
Os especialistas e as habilidades (não somente as técnicas!!!) de cada colaborador
Comunidade de Prática
Mentorias
Lições Aprendidas - Valorização do Erro
Políticas de retribuição
Indicadores e métricas
Software de Gestão de Conteúdo e Informação
Portais Colaborativos
Rede Social Interna
Trilhas de Aprendizagem
Banco de Práticas
Resultados da GC
Ativos do Conhecimento
As metas e os resultados desse conjunto de atividades devem estar focados nas PESSOAS. O conhecimento é transmitido não por obrigação, mas por prazer. Criar um ambiente de aprendizagem é propiciar encontros para que as pessoas compartilhem conhecimento, troquem experiências, apresentem seus problemas e, de forma coletiva, encontrem as soluções e compartilhem suas ideias.
E, em um segundo momento, o ambiente de aprendizagem pode e deve extrapolar os muros da empresa. Os clientes podem vir a participar da Comunidade de Prática para enriquecer ainda mais as experiências e, consequentemente, estreitar o relacionamento.
O objeto da GESTÃO DO CONHECIMENTO é disponibilizar o ambiente e as ferramentas para que as pessoas não apenas gerenciem os ativos do conhecimento, mas criem valor de formas múltiplas tanto para elas como para a Organização.
SAIBA MAIS SOBRE COMO FUNCIONA A GESTÃO DO CONHECIMENTO, NA PRÁTICA, EM NOSSO PRÓXIMO ARTIGO. ATÉ LÁ!
Comentários