• ATS Tecnologia

IA, Nuvem e Segurança são as principais prioridades dos departamentos e escritórios jurídicos



3ª Pesquisa Anual de Profissionais de Operações Jurídicas destaca o crescente impacto que os regulamentos de privacidade de dados estão tendo no processo de discovery


Nosso parceiro OpenText ™ (NASDAQ: OTEX), líder mundial em Gerenciamento de Informações Empresariais (EIM), anunciou hoje os resultados de um novo relatório indicando que dois terços dos profissionais da área jurídica acreditam que os gastos com inteligência artificial (AI) aumentarão em 2019. Os resultados da pesquisa, apresentados no Legaltech 2019 em conjunto com a Ari Kaplan Advisors, demonstram a convergência de múltiplas disciplinas e as crescentes responsabilidades dos profissionais de operações jurídicas corporativas. Os líderes jurídicos corporativos de hoje estão moldando a estratégia de TI visando a prontidão de litígios e parcerias com equipes de segurança em planos de resposta a violação de dados.


"IA (inteligência artificial) , nuvem e segurança surgiram como prioridades máximas para escritórios de advocacia e departamentos jurídicos corporativos à medida que nos aproximamos de 2020", disse Todd Elliott, vice-presidente de segurança, inteligência artificial e tecnologia legal da OpenText. "À medida que os profissionais da área jurídica se preparam para as mais recentes exigências da nova economia e a nova maneira de trabalhar, as soluções de software de ponta para o jurídico, da OpenText podem ajudá-las a atingir seus objetivos em IA, nuvem e segurança".


A ascensão da nuvem e o surgimento da IA representam progresso, mas a adoção destas tecnologias serão um esforço de longo prazo, e este estudo destaca a disposição de adotar tais tecnologias. Com discussões cada vez mais focadas em inovação, eficiência e a próxima geração de práticas legais, os líderes de operações jurídicas estão na vanguarda do desenvolvimento de novas tecnologias, executando iniciativas estratégicas e ajudando a liderança sênior a navegar pelo cenário de risco e conformidade em evolução.


Os principais resultados da pesquisa incluem:

  • O movimento em direção à nuvem continua: a maioria dos entrevistados, 83%, avaliou o atual uso de ferramentas baseadas na nuvem de sua organização em três ou mais em uma escala de 1 a 5. Além disso, impressionantes 94% avaliaram a possibilidade de sua empresa na implementação de soluções em nuvem no próximo ano em três ou mais.

  • O uso da IA está crescendo: nos departamentos jurídicos, 34% dos entrevistados usam atualmente inteligência artificial (de 23% em 2017). No entanto, 66% dos entrevistados acreditam que os gastos com soluções de inteligência artificial aumentarão em 2019.

  • O foco em segurança continua forte, porém sensível: 91% relataram que a influência do departamento jurídico nas decisões de segurança da informação aumentou, em que 49% afirmam que a equipe jurídica está muito mais envolvida na segurança das informações. O tema é significativo, pois 91% dos entrevistados também relataram ter preocupações com a segurança de dados ao distribuir informações armazenadas eletronicamente para vários fornecedores e escritórios de advocacia.

  • O GDPR está impulsionando as principais alterações de eDiscovery, privacidade e segurança: 80% dos entrevistados alertaram que as preocupações com privacidade de dados estão afetando a maneira como lidam com descobertas e investigações, os impactos de regulamentações como GDPR estão começando a ser percebidos por profissionais jurídicos. 49% dos entrevistados relataram que o volume de investigações governamentais ou regulatórias cresceu nos últimos 12 meses.

  • O ECM se junta à conversa de desenvolvimento de tecnologia jurídica: 74% dos participantes relataram que, se seus sistemas de ECM [GED] fossem integrados aos seus sistemas de descoberta eletrônica [eDiscovery], isso seria benéfico para o departamento jurídico.


Metodologia de Pesquisa

A Ari Kaplan Advisors entrevistou 35 líderes de operações legais de empresas da Fortune 500 e 1000 empresas entre julho e agosto de 2018 (17 das quais foram entrevistadas para o relatório de 2017). Oitenta por cento atua como diretor de operações jurídicas de sua organização (ou em uma função igualmente sênior). A maioria tinha responsabilidades tradicionais de consultoria externa e gestão de fornecedores, administração de tecnologia legal e orçamentaria.


Sobre a OpenText

A OpenText, The Information Company ™, permite que as organizações obtenham insights por meio de soluções de gerenciamento de informações.


A ATS Tecnologia fornece ao mercado jurídico um conjunto amplo e diversificado de soluções reconhecidas no segmento jurídico, automatizando processos de negócios e implementando gestão inteligente de conteúdo, gerenciamento de documentos legais, pesquisa assistida por IA, análise de contratos e muito mais. a ATS possui expertise de mais de 20 anos e cases de sucesso no setor jurídico.


artigo original: AI, Cloud, and Security are Top Priorities for Enterprise Legal Departments

© 2019 por ATS Tecnologia

Especialista em Tecnologia da Informação

  • LinkedIn - ATS Tecnologia
  • YouTube - ATS Tecnologia
  • Instagram - ATS Tecnologia
  • Twitter - ATS Tecnologia