• andreasantiago7

Por que só se fala em INOVAÇÃO e em AUTOMAÇÃO?

Porque há tecnologia disponível e acessível para tornar o dia a dia dos profissionais mais leve, produtivo e até mais inteligente, aumentando a eficiência e reduzindo o custo.


As soluções, além de trazerem surpreendentes benefícios para os escritórios e departamentos jurídicos, permitem que os advogados disponibilizem maior tempo para as atividades analíticas e estratégicas. Algumas pesquisas demonstram que nesse contexto os profissionais se percebem mais realizados e felizes com o trabalho. Também há estatísticas que comprovam que a automação de tarefas com RPA pode reduzir em até 90% o tempo gasto com processos de trabalho operacionais e reduzir em até 100% a incidência de erros. Isso não é ótimo?

O que temos certeza é que a automação de tarefas está revolucionando positivamente as operações no setor jurídico.

Saiba como o ATS.Robô está ajudando grandes empresas a automatizar as suas tarefas utilizando  RPA

No texto disponível no LinkedIn O que faço todo dia? Inovar, Disruptar, Pensar fora da Caixa... [1] de Fábio Floh, Diretor Executivo do Instituto de Direito do Comércio Internacional e Desenvolvimento – IDCID: “A lógica é simples: transferir para alguém especializado um trabalho repetitivo e que, em grande medida, pode ser automatizado. Alguém que faça isso de forma sistemática, utilizando e investindo em tecnologia, mas, sobretudo, com inteligência...”


E no comentário de Paulo Silva, gerente de Legal Operations do Mercado Livre sobre o mesmo artigo: “Da maneira como vejo (e defendo) um dos papéis de Legal Ops é justamente a) revisitar os fluxos e processos buscando torná-los eficientes e escaláveis; b ) entender se este fluxo\processo pode ser automatizado; c) se a automatização não for possível ou viável, buscar o outsourcing.”


É preciso entender que a inovação é uma jornada em que todos os envolvidos estão inspirados e motivados para inovar, é um “jeito de trabalhar”. Assim também funciona com a automação, com os robôs.


Temos um case do ATS.robô com o Mercado Livre. Lá a equipe responsável pelo Legal Ops atua constantemente em conjunto com o time de desenvolvedores da ATS Tecnologia para planejar, treinar, testar e aprimorar as ações do robô. Cada robô entregue é resultado do trabalho de uma equipe altamente engajada.


Assista a Webinar que conta um pouco o nosso Case de RPA com o Departamento Jurídico do Mercado Livre, abaixo:


Também temos boas experiências e cases em escritórios jurídicos, sejam eles de pequeno ou grande porte. Conseguimos ótimos resultados com a automação das rotinas de controle e gestão de processos realizadas pelos escritórios.


Hoje o ATS.robô já é um assistente digital eficiente para o Jurídico. Executa inúmeras tarefas, como por exemplo:


  • Atualização de andamento processual - Copiar os andamentos do sistema interno de acompanhamento processual para o sistema do cliente (escritório jurídico);

  • Conferência de Relatório de Prestações de Contas - Verificar as cobranças e despesas por cliente/processo (escritório jurídico);

  • Extração de Informações – Extrair dados de diferentes sites/bases de dados para análise ou atualização de sistemas (escritório jurídico);

  • Elaboração de diferentes Relatórios de Acompanhamento – como por exemplo, atualizar relatórios com a quantidade de processos por produto do Cliente (escritório jurídico);

  • Monitoramento do sistema de acompanhamento processual do cliente – como por exemplo, captura de dados dos processos distribuídos, solicitação de pagamentos, agendamento de prazos etc. (escritório jurídico);

  • Elaboração de Subsídios, Aprovação de Pagamentos, Comprovante de Pagamentos, Atualização de Advogados, Histórico de Reclamação, Ofícios Brasil, Resposta Automática de Ofícios, Solicitação de Pagamento, Cadastro de Providências – atividades de rotinas de Legal Ops (departamento jurídico);

  • Elaboração de documentos – Elaboração de documentos a partir de modelos pré-estabelecidos (escritório e departamento jurídico).


Ao contrário do que se pensa sobre o RPA no jurídico, trata-se de uma implantação relativamente rápida e de baixo investimento inicial. Seu custo-benefício torna-se evidente ao se observar a otimização do tempo gasto com atividades operacionais, a escalabilidade das entregas, a eficiência no processo de registro/cadastro da atualização processual e a simplificação do fluxo de trabalho.


Saiba mais sobre o ATS.robô!

[1] https://www.linkedin.com/feed/update/urn:li:activity:6755259741867393024/

Posts recentes

Ver tudo