ATS.robô
solução_robo
logo_ATS_robo_-29_edited_edited_edited.png
logo_ATS_robo_-28.png

Conheça algumas tarefas já automatizadas para o setor jurídico e o contábil

Conheça o ATS.robô - Assistente Digital de Tarefas

Através do RPA (Robotic Process Automation) a ATS TECNOLOGIA transforma diferentes tarefas do dia a dia em um fluxo de trabalho que é “ensinado” ao robô.

É como contratar um novo assistente? Sim! O robô trabalha 24 horas por dia, 7 dias por semana, com muita rapidez e sem cometer erros. 

Design sem nome (5).png
Design sem nome (6).png

(RPA) é a tecnologia que permite que um software computacional realize ações tipicamente executadas por humanos em softwares digitais. Proporciona a diminuição dos erros, maior velocidade e bem-estar para os colaboradores. Isso porque eles deixam de executar as ações repetidas e maçantes do dia a dia, e focam a sua força de trabalho em ações estratégicas.

 

É importante destacar que, assim como um ser humano, o robô executa uma tarefa de cada vez. Cabe a você criar uma "fila" de automações/atividades para ele, até ocupar as suas 24 horas diárias. 

O ATS.robô não é um "serviço disponível na internet", é um software do qual você adquire uma licença, e a ATS Tecnologia oferece o serviço de personalização, ensinando as tarefas mapeadas para o robô.

 

Quanto mais tarefas você mapear para o seu robô, melhor será o custo-benefício da licença do robô. Por esta razão, nós costumamos incentivar os clientes a pensar no robô como uma "JORNADA de automação".

01_design_.png

Mas, e se o sistema estiver fora do ar? E se a internet cair? O (robô) é treinado para tomar a decisão correta de acordo com a situação. Se o sistema estiver fora, a TI deverá ser notificada. Se as informações estiverem incorretas, o responsável da área será acionado, gerando um rastro de todas as ações que são executadas para futura auditoria.

O robô precisa de uma máquina dedicada para funcionar? Sim. Durante o funcionamento do robô, a máquina onde está atuando precisa estar dedicada. Porém, ele pode se utilizar de uma máquina virtual.

02_design_.png

O que eu posso automatizar?
Todas as ações que seguem um padrão de execução e não dependem de uma análise, como por exemplo, acessar um site, extrair informações de uma planilha, cadastrar informações etc., passam a ser executadas pelo robô em horários pré-definidos ou sob demanda.

Ainda sobre a "análise humana" no decorrer de uma tarefa, o robô pode sim "parar" a tarefa, encaminhar para uma pessoa analisar, e receber depois um novo "PLAY" continuando a partir dali. Tudo depende de mapear cuidadosamente a tarefa, e ensinar direitinho ao robô o que fazer. Uma vez aprendida a tarefa, e os percursos do robô não sofrendo alterações, ele segue o padrão sem erros.

05_design.png

Um exemplo prático que ocorre em escritórios jurídicos é a necessidade de replicar informações específicas nos sistemas do cliente. Neste caso, o colaborador deverá acessar o sistema interno, extrair os dados e copiá-los no sistema do cliente. Esta atividade pode ser facilmente transferida para a o robô. Não seria legal?

Veja uma relação de atividades que já foram automatizadas para os escritórios jurídicos pela ATS.

Em empresas de contabilidade, são declarados Débitos e Créditos Tributários Federais (DCTF) de muitos clientes. A elaboração deste documento consiste em preencher os dados do cliente e validar os impostos pagos através de DARFs no site da Receita Federal. O robô identifica o CNPJ da empresa e consulta todos os dados no e-CAC, utilizando certificado digital. Elabora a DCTF incluindo todos os Débitos e Créditos do período e gera um relatório com todas as informações cadastradas. Por fim, o robô transmite a DCTF para a Receita Federal e faz download do Recibo para garantir a execução da tarefa.

Veja uma relação de atividades que já foram automatizadas para os escritórios contábeis pela ATS.

As tarefas como “auditorias de base” – busca de evidências de ações dentro de um ou mais sistemas para comprovar determinada situação – podem ser extremamente cansativas e demoradas. Essa “auditoria na base” é facilmente executada pelo robô, desde a localização das ações em vários sistemas simultaneamente, até a geração dos relatórios (dossiês) com as ações do usuário auditado. Ele pode fazer esse trabalho em qualquer momento do dia ou até durante a madrugada, quando os sistemas têm menor utilização, e entregar todo o trabalho pronto na manhã seguinte. Que tal?

06_design.png