• ATS Tecnologia

6 dicas para implementar o RPA

Atualizado: 2 de Set de 2019



De acordo com estudo do Gartner, até 2022, 85% das grandes organizações terão adotado alguma forma de automação por meio do RPA, com enorme impacto na transformação digital das empresas.

Recentemente, talvez o tópico tecnológico mais escutado no mundo corporativo seja o RPA [Robotic Process Automation]. O RPA transfere tarefas demoradas e repetitivas para “robôs de software”, reduzindo custos, aumentando a precisão do trabalho em uma fração de tempo. Além disso, esta tecnologia vem acompanhada de um processo de implantação significativamente mais flexível em relação a outras predecessoras. Com este conceito em vista, o potencial desta tecnologia é realmente revolucionário, possuindo aplicabilidade em absolutamente todas as áreas de retaguarda das organizações..


Embora a ideia geral do RPA pareça clara e fácil, é importante compartilhar algumas premissas sobre a adoção e implementação.


  1. Selecione o processo adequado para iniciar sua jornada RPA: Ao iniciar sua jornada de RPA, é importante selecionar os processos apropriados para automação. São processos que tendem a ser altamente manuais e repetitivos, podem ser estruturados como um fluxo de trabalho baseado em regras, que representam um ponto problemático para sua empresa em termos de baixa produtividade ou alta margem de erros e têm o potencial de gerar ROI. Ao começar com o RPA, é importante ter paciência e selecionar os processos que são os chamados “low hanging fruit” (algo de fácil obtenção). A automação desses processos permitirá que você veja os benefícios do RPA rapidamente. Isso permitirá que sua iniciativa RPA comprove seu valor e obtenha mais dinamismo para que você possa automatizar os processos mais complexos.

  2. Entenda os processos: Quando você tiver selecionado o processo que deseja automatizar, é importante ter uma compreensão completa do processo de ponta a ponta. Ao compreender o processo em sua totalidade, ele permite que você passe pelo processo e altere ou atualize qualquer coisa que seja necessária para que a automação possa ser implementada facilmente. É importante mapear o processo para reduzir os problemas de pós-produção.

  3. Documentar os processos: Ao se preparar para a automação, é importante que o processo seja documentado com precisão e com detalhes completos. Se o processo já está documentado, é bom passar e garantir que tudo no processo seja mapeado para que, quando o desenvolvimento do RPA for iniciado, seja fácil passar da documentação detalhada para a automação.

  4. Comece com os departamentos que têm um grande volume de processos automatizáveis: Ao procurar por processos para automatizar, é útil examinar os departamentos que têm um grande volume de processos padronizados e orientados manualmente. Esses processos permitirão a maior taxa de sucesso com o RPA, devido à facilidade de automação. Automatize os processos mais fáceis primeiro para obter alguns ganhos rápidos e, em seguida, procure aumentar a escala.

  5. Obtenha um buy-in adequado: Ao iniciar algo tão transformador e impactante como o RPA, é importante compartilhar com a alta gestão e os stakeholders sobre o RPA e seus benefícios potenciais. Isso permitirá o início de projetos eficazes. Com a adesão antecipada da gerência e das partes interessadas, ela permite a disseminação de informações e conhecimento da RPA em toda a empresa, o que gera apoio e confiança para a institucionalização do seu programa de RPA em toda a empresa.

  6. Automação passo a passo: O RPA é uma jornada, não apenas um único projeto. Com o RPA, você está procurando transformar sua empresa como um todo e não apenas automatizar um processo. Ao começar, automatize os processos mais fáceis e trabalhe na escala de complexidade à medida que seu programa RPA se torne mais estável e tenha mais experiência na empresa.



RPA não é algo que deva ser implementado por um capricho (modismo). É uma ótima tecnologia com muitos benefícios que podem ajudar a impulsionar sua empresa na era da automação.

A ATS Tecnologia está pronta para ajudá-lo a implementar o RPA e atender a todas as suas necessidades de transformação digital. Nossos especialistas e know-how no jurídico podem ajudá-lo nas:seguintes fases:

  • EDUCAÇÃO E DESCOBERTA

  • PROVA DE CONCEITO DE RPA

  • PROGRAMA PILOTO RPA

  • CENTRO DE EXCELÊNCIA DA RPA

  • IMPLEMENTAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE RPA

  • SUPORTE


Assim, uma vez que você esteja bem informado, habilitado e pronto para começar a trabalhar, nós podemos ajudá-lo em sua jornada RPA de todas as maneiras que forem necessárias.


Para saber como, fale conosco e comece hoje.



Vídeos Demonstrativos

Obtenha uma visão geral detalhada de como o Studio, o Robot e o Orchestrator estão conectados para fornecer a automação mais rápida.




© 2019 por ATS Tecnologia

Especialista em Tecnologia da Informação

  • LinkedIn - ATS Tecnologia
  • YouTube - ATS Tecnologia
  • Instagram - ATS Tecnologia
  • Twitter - ATS Tecnologia