• ATS Marketing

A sua empresa tem um Plano de Continuidade de Negócios para não parar durante a pandemia?

A maioria das empresas se preparou apenas para ter seus colaboradores em um ambiente interno, projetado para as suas operações do dia a dia. Criaram áreas confortáveis e adequadas para que as pessoas pudessem interagir e entregar o seu trabalho, utilizando computadores, servidores e equipamentos de rede local, com uma conexão compartilhada para a Internet.




É comum que tenham se preocupado com um acesso à Internet de dentro para fora, dando prioridade ao uso da Internet para conteúdo externo, e guardando suas transações e arquivos nos servidores internos. Certamente eles acreditam que esta é a forma mais segura.


Porém, a pandemia do coronavírus obrigou muitas empresas a colocar os seus colaboradores em home-office. Essas pessoas tiveram que sair do escritório para executar as mesmas tarefas em casa, junto com seus familiares: esposa, marido, filhos, irmãos, pais e etc. Onde a disciplina e a concentração com o trabalho já ficam comprometidos, muitas vezes também terão que compartilhar equipamentos, conexão de Internet, salas, quartos e espaços que foram desenhados para outras finalidades, que não o trabalho. Além dos problemas que o ambiente doméstico pode trazer para a execução do trabalho em home-office, muitas empresas foram pegas de surpresa pois não estavam internamente preparadas. Geralmente elas possuem geralmente estrutura de TI, servidores e sistemas, dentro do escritório e com acesso apenas via rede local. Neste caso, recorrem emergencialmente aos recursos e aos profissionais de TI que tentam resolver esta questão em contingência.

Mas quais são os principais problemas para a instalação de home office emergencial?


Segurança dos Dados:


Para o colaborador acessar de casa os sistemas na empresa, com segurança, ele precisa de um firewall de borda para suportar uma VPN. Muitas empresas não costumam se preocupar com o acesso de fora para dentro, via Internet, sempre trabalharam na direção inversa. Sendo assim, sua estrutura e equipamentos atuais não funcionarão adequadamente para a operação e podem trazer sérios riscos de segurança.


Estrutura de Internet inadequada para o Home Office:

Toda conexão de Internet possui sempre duas pistas: download e upload. Em nossas casas consumimos conteúdo pela Internet: Netflix, jogos on-line, Youtube, Spotfy, jornais e notícias on-line etc. Todo esse conteúdo utiliza 90% da pista de download. Ou seja, as operadoras, quando vendem o seu link de 100 Mbps, estão te oferecendo esta “velocidade” de download e, normalmente, nem falam em upload.


No entanto, quando você usa “VPN do escritório” precisa de 90% do upload. E é neste momento que os sistemas da empresa ficarão lentos, o que pode atrapalhar muito a produtividade em home-office.


Mas qual é a solução ideal para melhor segurança e produtividade em home-office?


Para as empresas que já operam com servidores e sistemas em Nuvem, a maioria destes problemas está resolvido. É possível também ter um ambiente misto, onde a infraestrutura pode ser compartilhada entre Nuvem e Servidores Locais. No entanto, quando um evento como este da pandemia ocorre, e não há um plano montado para reagir rapidamente e com segurança, isso pode trazer grandes prejuízos para a organização. Se sua empresa passou por estes problemas, o melhor a fazer é pensar em criar um Plano de Continuidade de Negócios assim que possível. Esta é a ferramenta mais eficiente para que eventos como o que vivemos agora não afetem as operações de sua empresa, causando o mínimo de impactos negativos possíveis. A ATS Tecnologia pode te ajudar com este Plano!




© 2019 por ATS Tecnologia

Especialista em Tecnologia da Informação

  • LinkedIn - ATS Tecnologia
  • YouTube - ATS Tecnologia
  • Instagram - ATS Tecnologia
  • Twitter - ATS Tecnologia