• ATS Tecnologia

Controle completo do ciclo de vida dos processos


O Bizagi BPM Suite permite à sua organização o gerenciamento completo do ciclo de vida dos processos: Modelar, Executar e Melhorar, utilizando uma interface gráfica amigável com o mínimo possível de programação. O ciclo de vida dos processos traz produtividade e eficiência na operação da organização, o que possibilitará um melhor controle para chegar à lucratividade sustentada.


MODELAR

O primeiro passo é o desenho do fluxo de cada processo (ou modelagem do processo). O workflow, conhecido como o controle da sequência das atividades, é a estrutura fundamental do projeto.

No caso do Bizagi, existem dois softwares: o BizagiModeler e o BizagiSuite. Tanto no Modeler quanto no Suite, esta fase de Modelagem é possível de ser realizada.

O BizagiModeler é uma aplicação “freeware” que você pode baixar do site do Bizagi e que, através de uma interface gráfica amigável, te possibilita modelar e documentar os processos da organização utilizando a notação no padrão BPMN.

Uma vez que a construção do Workflow está completa, você poderá escolher a opção de Executar Workflow. Este botão fará com que seu processo seja exportado para o ambiente de automação e chamará o Bizagi Studio.


Executar Workflow no BizAgi Modeler

EXECUTAR

Depois de desenhar o processo, o próximo passo é Automatizar para execução.

A automação do processo consiste na conversão de todas as atividades desenhadas em uma aplicação WEB. O Bizagi Studio é o ambiente utilizado para a construção desta aplicação e a automação dos processos definidos no BizagiModeler. Com ele, você será guiado através de cada um dos passos após a modelagem do processo: Modelar os Dados, Construir os Formulários, Aplicar as Regras de Negócios, Determinar os Executores das Atividades, Integrar com outras Aplicações e Executar o Processo.

O modelo, então é armazenado em um banco de dados e é interpretado e executado pelo Servidor de Aplicação BPM do Bizagi. A aplicação WEB é executada por qualquer navegador de internet e garante a execução adequada de todas as tarefas no momento certo, pelas pessoas ou sistemas corretos e seguindo todas as regras de negócios implantadas durante a modelagem.


Todos os passos para automatizar o processo

MELHORAR

O Bizagi possui um conjunto de relatórios e indicadores que permite a análise dos processos que seguem em operação em tempo real e informações para análise histórica dos processos. Estes indicadores possibilitam aos gestores do negócio e aos donos dos processos terem visibilidade sobre suas operações e identificar gargalos, medir a performance dos recursos e atender aos níveis de acordo de serviço.

Através da observação e conclusões obtidas dos relatórios de BAM e Análises no portal WEB, pode-se identificar as melhorias necessárias que deverão ser feitas nos processos.


Relatórios e indicadores do BizAgi para identificar melhorias necessárias

© 2019 por ATS Tecnologia

Especialista em Tecnologia da Informação

  • LinkedIn - ATS Tecnologia
  • YouTube - ATS Tecnologia
  • Instagram - ATS Tecnologia
  • Twitter - ATS Tecnologia