• ATS Tecnologia

Diferenças entre o MS Visio e o Bizagi


Microsoft Visio e o BizAgi

É essencial que se tenha uma visão ampla das atividades desenvolvidas dentro da empresa, evitando restringir-se a um único ponto e certificando-se sobre a sinergia dessas atividades, e para isso é necessário possuir uma ferramenta BPM que acompanhe todo o ciclo de vida do processo e seja capaz de modelá-los no formato mais próximo à realidade.

Muitas empresas ainda têm dúvidas sobre como identificar a ferramenta ideal, capaz de realmente se adaptar ao seu negócio. Para não escolher um produto que não atinja os objetivos pretendidos para o seu negócio, é importante entender bem o funcionamento de cada uma delas.

Portanto, vamos começar esclarecendo uma dúvida muito frequente: O MS Visio e o Bizagi são ferramentas concorrentes?

A resposta é: não.

  • O MS Visio é uma ferramenta de desenho, mais especificamente para a criação de diagramas de infraestrutura, organogramas, plantas de engenharia e afins. É possível desenhar processos com o Visio, porém não se trata de uma ferramenta específica para isso e não pode ser considerada um BPMS.

  • Já a Bizagi, um fornecedor específico de soluções BPM, possui seu próprio desenhador, o Bizagi Modeler. Essa ferramenta, que inclusive é grátis, é específica para quem busca desenhar e modelar processos em notação BPMN.A Bizagi, além de fornecer o desenhador, que possui algumas funções similares ao Visio, mas que é específico para modelar processos, ainda fornece soluções muito mais robustas que possibilitam a automação desses processos para transformá-los em uma aplicação web – o que, de fato, é uma solução BPMS completa. A conclusão que chegamos é: se você busca uma ferramenta apenas para desenhar processos departamentais, o Bizagi Modeler é ótima para esse fim, e é grátis! Se a empresa já possui licença do MS Visio, esta também pode atender uma necessidade pontual de modelagem de processos. Agora, se o que sua empresa busca é uma solução BPM, não deve considerar o MS Visio uma alternativa. Um projeto de BPM envolve várias vertentes além do desenho dos processos, e além das ferramentas adequadas, é preciso muito conhecimento de processos e do negócio para adentrá-lo.

© 2019 por ATS Tecnologia

Especialista em Tecnologia da Informação

  • LinkedIn - ATS Tecnologia
  • YouTube - ATS Tecnologia
  • Instagram - ATS Tecnologia
  • Twitter - ATS Tecnologia