Legal Operations e a Tecnologia

Atualizado: 22 de out. de 2021

por: Simone Modenesi - Especialista em Gestão do Conhecimento

Nunca o termo Inovação se fez tão presente! Apesar de toda a negatividade trazida pela pandemia, o capotamento abrupto para o digital e a chegada da LGPD nos fez avançar positivamente com as questões da transformação digital: digitalização, automação, compliance, comportamento de usuários e colaboradores no home office etc.


Isso também é a realidade no segmento jurídico. Tecnologias de automação e de gestão de dados e informações passaram a ser entendidas como fundamentais para o fazer do advogado.


Em resposta às novas exigências, os escritórios e departamentos buscam novas formas de otimizar seus processos de trabalho e ganhar eficiência valendo-se de soluções que permitam a interação com outras áreas e que suportem a gestão estratégica.


Nesse contexto, uma nova área de prática ganhou força, o Legal Operations, também chamado de Legal Ops.


O Legal Operations assume as atividades operacionais que antes eram de responsabilidade do departamento jurídico, como por exemplo, a gestão de pessoas e processos, o planejamento orçamentário, finanças, tecnologia e analytics. Em consequência, a área Jurídica ganha autonomia para focar nas questões técnicas e entregar serviços de maior qualidade, e, também, atuar de forma preventiva.




A entidade internacional Corporate Legal Operations Consortium (CLOC) define 12 grupos de competências essenciais para o legal operations, as denominadas CLOC Core 12, conforme figura abaixo:


Destacamos aqui o item TECNOLOGIA descrito pelo CLOC:


  • Realidade atual: as equipes costumam confiar em soluções pontuais manuais, demoradas e fragmentadas. Eles podem não ter uma visão geral da tecnologia e estão implantando aplicativos caros que são subutilizados e desconectados do fluxo de trabalho da equipe.

  • Estado desejado: Crie uma visão de tecnologia clara que contemple todas as necessidades de sua organização. Automatize processos manuais, digitalize tarefas e melhore a velocidade e a qualidade por meio da implantação estratégica de soluções de tecnologia.

  • Crie e implemente um roteiro de tecnologia de longo prazo Incorpore ferramentas conectadas para faturamento eletrônico, gerenciamento de casos, gerenciamento de contatos, gerenciamento de IP, assinatura eletrônica e muito mais

  • Automatize processos manuais repetitivos ou demorados

  • Determine o construir e onde comprar

  • Avalie novos fornecedores e soluções

  • Avalie os recursos de tecnologia emergentes e incorpore em seu planejamento estratégico de longo prazo

  • Estruture uma parceria eficaz com sua equipe de TI corporativa

O papel da tecnologia é de exímia importância para o LegalOps. A adoção de soluções corretas poderá determinar o sucesso ou não da operação. É muito importante buscar soluções desenvolvidas por empresas que garantirão a longevidade dos softwares com atualizações constantes e que ofereçam um suporte técnico proativo.


Além da tecnologia, o LegalOps tem uma outra característica importante: a personificação de um profissional responsável por cuidar de todo o fluxo de trabalho, independente das atividades ligadas as questões legais.


Este profissional é chamado de CLOO (Chief Legal Operations Officer) e é responsável por criar procedimentos, implantar e gerenciar projetos para tornar o trabalho do advogado mais ágil e assertivo. Está sempre preocupado com a busca pela eficiência.

O CLOO e seu equipe destacam-se pelas habilidades com gestão de projetos, análise de dados, atividades operacionais e financeiras, vivência em tecnologia. O time do LegalOps tem o papel de ajudar o Jurídico a expandir como um negócio bem-sucedido e ambos estão alinhados à gestão estratégica da Empresa.


A ATS Tecnologia é especialista em tecnologias para o segmento Jurídico. Temos soluções de automação de tarefas, automação de fluxos de trabalho, automação de elaboração e trâmite de documentos, gestão de documentos e informações. Todas testadas e validadas pelo mercado.


Temos cases de grande sucesso em departamentos Jurídicos e LegalOps: Mercado Livre, Travelex Bank, Itapeva RBC, Banco Santander. Conheça-os em nosso canal no YouTube, com depoimentos sobre a experiência completa, desde a implantação, até a rotina diária atual do departamento.


 

Posts recentes

Ver tudo