• ATS Tecnologia

Por que as empresas estão implementando o BPM hoje?

Atualizado: 30 de Jan de 2019


Novas tecnologias, como a RPA e projetos como a digitalização, são claramente grandes impulsionadores por trás das implementações de projetos de BPM nos dias de hoje. Mas há fatores mais fundamentais em jogo também. As empresas continuam em busca da eficiência (o motivo original da chegada do BPM ao cenário técnico).


Hoje isso significa automação inteligente que ajuda os trabalhadores a executar um processo que é mais sustentável. Outra razão importante é o desejo de melhor gerenciamento de dados. O BPM descreve nossos processos de trabalho e, para criar esse framework, uma organização precisa entender como todas essas peças funcionam juntas. Você não pode automatizar algo que não entende.


Por que é relevante hoje?

O BPM, ou gerenciamento de processos de negócios, é uma tecnologia e uma metodologia. É também uma disciplina muito madura - e que se tornou cada vez mais relevante à medida que mais e mais empresas embarcam em projetos de transformação digital e experiência do cliente.


A metodologia, em sua forma mais básica, consiste em documentar um processo e depois reunir partes interessadas para validar esse processo e identificar lacunas para melhoria de processos.

No ambiente de software, a criação e modelagem de um processo inicia visualmente as atividades de melhoria e, em seguida, o software é usado para medir e procurar áreas de melhoria. Alavancar automação e orquestrar sistemas gera mais valor em todo o processo.



Uma solução típica de BPM incluiria os seguintes recursos:

  • Construtor de interfaces de usuário (formulários responsivos e adaptados a dispositivos, painéis para analise de KPIs e status das atividades síncronas e assíncronas, etc.) que permitem aos usuários interagir com o processo;

  • Um modelador de processos de usabilidade intuitiva e compatível à metodologia para documentar os diferentes tipos de fluxograma;

  • Um mecanismo para controlar o processo passo a passo e que usa APIs para conectar-se a outros sistemas de informação e tecnologia externa;

  • Ferramentas e estruturas para DevOps, incluindo integração contínua, teste de unidade e provisionamento;

Esses elementos podem ser mais ou menos sofisticados e quanto mais sofisticada a suíte de BPM, mais ela pode ser personalizada e adaptada as necessidades comerciais específicas. Lembrando que suítes mais simples podem oferecer generosos modelos para processos comuns.


BPM mais inteligente

Tradicionalmente, o BPM - tanto a metodologia quanto o software - tem se dedicado a automatizar processos manuais, inicialmente, ele ganhou uma posição como uma forma de tornar as organizações mais eficientes, substituindo processos baseados em papel por processos eletrônicos que roteavam automaticamente o trabalho entre todos os trabalhadores envolvidos em um processo. Esse foi o papel do BPM no ecossistema de tecnologia por décadas.



Mais recentemente, o BPM ficou um pouco mais inteligente, um pouco mais capaz de tomar decisões em nome da organização por meio de sofisticados mecanismos de regras. Seu uso também mudou de foco em eficiência e controle de custos e em direção a projetos de transformação digital. Agora, é muito importante criar uma experiência para o cliente - isto é, expor as funções de back office diretamente ao cliente para facilitar uma transação, por exemplo.


Complementando as novas tecnologias de transformação digital

O BPM também é altamente complementar às tecnologias emergentes, como a automação de processos robóticos (RPA). “O BPM geralmente está envolvido na automação de processos de ponta a ponta, enquanto o RPA está automatizando fluxos de trabalho individuais dentro de um processo maior. Então eles combinam muito bem juntos.


Usar o certo a cada tipo de problema, inclusive combinando ambas as tecnologias é essencial.

https://www.atstecnologia.com.br/blog/rpa-vs-bpm-dois-lados-da-mesma-moeda




© 2019 por ATS Tecnologia

Especialista em Tecnologia da Informação

  • LinkedIn - ATS Tecnologia
  • YouTube - ATS Tecnologia
  • Instagram - ATS Tecnologia
  • Twitter - ATS Tecnologia