• ATS Tecnologia

RPA, aprimorando equipes jurídicas.

Escritórios jurídicos com diferentes perfis e tamanhos estão descobrindo que a automação robótica de processos (RPA) pode mudar radicalmente o modo como funcionam.

À medida que os departamentos jurídicos e escritórios de advocacia aplicam a automação aos processos jurídicos, de conformidade e outros relacionados, os advogados podem focar na estratégia do negócio.


A realidade é que os advogados gastam muito do seu tempo com a manipulação de documentos e pesquisa. Muitos profissionais reconhecem que é necessário e urgente otimizar os processos de trabalho manuais, mas adotam como solução a contratação de novos paralegais, o que sabemos não ser o ideal.

O RPA, como solução, permite que equipes jurídicas aumentem a produtividade sem contratar colaboradores adicionais e mantenham seus processos testados e comprovados.



Como o RPA simplifica a descoberta eletrônica [e-discovery] e diminui a sobrecarga de informações

Em cada novo caso recebido, o advogado recebe também um dilúvio de informações para analisar e processar.


Para filtrar todas as informações - documentos digitalizados, documentos digitais nativos, dados estruturados e não estruturados - os advogados acessam diferentes tipos de sistemas. A busca por evidências e possíveis pontos de interesse nas centenas de documentos consomem boa parte do tempo de trabalho.


Apesar da popularidade dos programas de *e-discovery, ainda existe a forte dependência de analistas humanos na seleção de dados e informações relevantes. Sendo assim, o desafio de gerenciamento de dados permanece.



Automação, além do e-discovery

Os robôs de automação podem ser treinados para cumprir regras claras, como por exemplo, "sinalizar todas as menções de X", mas isso é apenas o começo do que a RPA pode fazer. Com o RPA, você pode automatizar muitos processos, especialmente aqueles com um conjunto bem definido de parâmetros. Também pode automatizar partes de processos com dados não estruturados, como documentos digitalizados.


Exemplo I: muitos escritórios de advocacia usam software para ajudá-los a elaborar contratos padrão ou guiá-los em processos de trabalho simples, como as etapas de cadastro de um novo negócio. Esses processos são executados respeitando um conjunto definido de regras, com poucas exceções, portanto, apresentam uma excelente oportunidade para a RPA.


Exemplo II: se o escritório possuir um banco de minutas e cláusulas e acesso às bibliotecas de casos externos, o RPA pode atuar como um consultor superinteligente, localizando documentos e dados semelhantes ao caso a ser trabalhado. Paralegais, anteriormente envolvidos nessa tarefa manual, podem neste momento, focar em atividades de maior valor agregado e destinar a tarefa de pesquisa ao robô para melhorar a precisão e velocidade.



RPA: Apoiando e aprimorando as equipes jurídicas do futuro

É concebível que, um dia, os robôs de software jurídico, apoiados por modelos de inteligência artificial (IA) e aprendizado de máquina (ML), possam analisar rapidamente processos jurídicos já executados. Assim, poderão sugerir aos clientes os possíveis resultados de um caso, auxiliando os advogados na construção de uma tese mais forte desde o início do processo.


O RPA está evoluindo rapidamente. Consegue executar as tarefas repetitivas e monótonas que consomem o tempo dos trabalhadores humanos, liberando-os para fazer um trabalho mais significativo e criativo, diminuindo o tempo de processamento.


Com mais tempo para se concentrar em tarefas estratégicas e de excelência jurídica, os advogados estarão livres para o que fazem melhor: praticar a advocacia.


RPA, apoiando as equipes jurídicas

Saiba Mais: https://www.atstecnologia.com.br/rpa-juridico



*E-discovery: software de descoberta eletrônica ajuda as empresas a preservar, coletar, analisar, classificar, revisar e produzir informações armazenadas eletronicamente.


As melhores soluções de software de eDiscovery aproveitam o poder da análise preditiva, análise de texto, coleta forense e aprendizado de máquina flexível. Essas soluções reduzem os volumes de dados, automatizam os processos e aceleram a revisão legal. A melhor análise de contratos e soluções de busca corporativa alavancam essas mesmas tecnologias fundamentais para resolver uma gama ainda maior de problemas jurídicos e de negócios.

© 2019 por ATS Tecnologia

Especialista em Tecnologia da Informação

  • LinkedIn - ATS Tecnologia
  • YouTube - ATS Tecnologia
  • Instagram - ATS Tecnologia
  • Twitter - ATS Tecnologia