O software de automação de documentos é realmente eficaz?

Atualizado: 7 de Jun de 2019



Como devo avaliar um software de automação e, assim, encontrar a solução certa?

Quem usa um software de automação de contratos e documentos?


Fazer a escolha certa para o seu escritório, considerando todas as soluções disponíveis no mercado, pode parecer um pouco assustador, mas é possível.


Firmas de advocacia e corporações em geral, perdem alguns milhares de dólares por ano com atrasos na entrega de documentos e erros humanos. É certo que os documentos ajudam na notificação de tarefas e na formalização de transações, mas o tempo gasto na geração desses documentos pode ser usado em outras tarefas, consideradas mais importantes e/ou estratégicas.


Atualmente, muitas pessoas reconhecem a importância da rapidez e precisão na elaboração de documentos. Essa é a principal razão do crescimento do uso de softwares de automação de documentos nos Escritórios.



A automação de documentos está relacionada à geração ou “montagem” do documento.

O documento será elaborado a partir de “blocos de construção” formados por cláusulas pré-definidas e armazenados em uma biblioteca virtual. Ao final do preenchimento de um questionário sobre dados do contrato ou transação, o usuário receberá seu documento.


[case de sucesso]

Um escritório especializado concentrou-se em automatizar a elaboração de Contratos de Trabalho e respectivos anexos, de um de seus clientes. Organizou e consolidou o conhecimento da equipe jurídica em uma biblioteca de modelos e cláusulas, que pode ser acessada de maneira simples via Web. Tal foi o sucesso da iniciativa, que a empresa cliente solicitou a automação de novos documentos. Os advogados dedicam-se a atualizar os modelos e cláusulas e não mais a escrever o documento de forma individualizada.


Outros casos, como por exemplo, contratos que possuem cláusulas específicas de região, linguagem e regulamentação, são elaborados em minutos. O “copiar e colar” modelos é abandonado, economizando dezenas de horas na elaboração e gestão de contratos e ganhando qualidade (conformidade).


Quais são os principais benefícios da automação de documentos legais?