top of page

Como a tecnologia está transformando o direito




De acordo com levantamento da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), em 2016 eram um milhão de profissionais no país. Por aqui, a alta complexidade jurídica e o excesso de burocracia fazem do direito um terreno fértil. Por ano, o mercado jurídico privado fatura cerca de 50 bilhões de reais. Engana-se, porém, quem acredita que o setor tradicional esteja blindado das transformações que sacodem os outros segmentos. O surgimento de novas carreiras, o uso tecnologias para acelerar tarefas que levavam horas e até mesmo novos modelos de cobrança são alterações que já são perceptíveis no dia a dia das firmas e departamentos jurídicos. “Embora demorada, já conseguimos perceber que o universo da advocacia tem sido alterado em busca de se tornar mais célere e se alinhar com o mundo lá fora. Não podemos usar abotoaduras e falar latim quando todos usam emoji”, afirma Bruno Feigelson, cofundador do Future Law, centro de inovação voltado para o direito.

Não podemos usar abotoaduras e falar latim quando todos usam emoji

Tempos modernos

Uma das mudanças mais perceptíveis no dia a dia dos escritórios de direito é a adoção de novas ferramentas para dar agilidade aos trabalhos repetitivos que antes demandavam muito tempo dos profissionais. Pesquisas de jurisprudência, gestão dos processos em andamento, elaboração de peças generalistas são algumas das tarefas que, aos poucos, estão sendo executadas por robôs. Até mesmo o Supremo Tribunal Federal tem o seu. Batizado de Vitor, a ferramenta criada em parceria com a Universidade de Brasília (UNB), começou a ser utilizada em agosto de 2018 para identificar e categorizar os temas que sobem para o STF.



No TozziniFreire, um dos maiores escritórios do Brasil, que emprega 660 profissionais, há um ano e meio as máquinas começaram a ser usadas, em fase de testes, para gerar relatórios de auditoria legal, atividade realizada no processo de apuração da situação regulatória, fiscal e contábil das empresas. Com base no machine learning, a solução deu tão certo que passou a ser adotada como oficial no final de janeiro.


matéria completa sobre transformações tecnológicas e sociais, na VOCÊ S/A de fevereiro.

[post original: https://www.linkedin.com/pulse/sai-do-data-venia-entra-o-big-luciana-lima/]



Não faltará trabalho para advogados nestas áreas em 2019 e recrutadores já sentem o aumento da demanda. Confira o levantamento exclusivo:

https://exame.abril.com.br/carreira/por-que-estes-serao-os-advogados-mais-disputados-pelo-mercado-de-trabalho/

コメント


bottom of page