RPA vs. BPM - dois lados da mesma moeda


RPA vs BPM
RPA + BPM

Depois da Nuvem, Robotic Process Automation (RPA) é a nova palavra da moda, uma tendência que está ganhando força na era do Machine Learning e da Inteligência Artificial.

De acordo com o relatório Forrester Wave, Q1 2017: "As empresas estão sob imensa pressão para digitalizar as operações, e elas enxergam um futuro onde as operações de rotina serão totalmente automatizadas. Essas empresas vêem o RPA como parte de sua estratégia de automação".


A Forrester estima que até 2021, haverá mais de 4 milhões de robôs executando tarefas administrativas, de vendas e relacionadas ao escritório. O gerenciamento de robôs e sua governança será um problema crescente, e a necessidade de análises de dados avançadas tendem a agravar essas preocupações.

Em um mundo cheio de siglas e acrônicos para tudo, muitas vezes alguém levantaria uma duvida sobre o quão diferente o RPA é do BPM.

Afinal, na prática estamos em ambos os casos automatizando processos de negócios!?[Business Process Automation - BPA]


As plataformas BPA / BPM permitem que as equipes criem fluxos de trabalho de automação de processos, que podem se integrar a sistemas múltiplos e diversificados, que trocam informações e lidam com cenários que abrangem a automação de determinadas tarefas humanas.


A principal desvantagem é que essas atividades exigiriam acesso à API’s ou ao banco de dados destes sistemas, envolvendo codificação e desenvolvimento. E se os sistemas a serem conectados não oferecerem suporte a qualquer integração de API, se estiverem fora da rede ou se o cliente não estiver disposto a compartilhar ou conceder acesso ao Banco de dados?


Aqui é onde as plataformas RPA se superam, já que elas possuem uma estrutura muito sofisticada para configurar robôs de software para capturar e executar de forma inteligente tarefas repetitivas de forma não programática, que anteriormente exigiam que um humano executasse.

A boa notícia é que o RPA é completamente agnóstico a plataformas.


rpa-vs-bpm
sample comparison by Agile Business Technologies


Abaixo está um cenário simples, exemplificado em que um processo de fornecimento de acesso de usuário é baseado em sua função, aplicado via um processo manual e também usando as tecnologias BPA e RPA.


rpa-vs-bpm
expressed by DZone contributors

Um fluxo de trabalho típico seria o seguinte: